RÁDIO CANTA BRASIL A MAIS OUVIDA (54) 99643-0445
Lula mantém ‘saidinhas’ e Sonaira Fernandes cobra ‘coragem’ do Congresso para derrubar veto

3 SEMANAS ATRÁS

O Projeto de Lei 2253/2022, aprovado pelo Congresso Nacional, colocou fim às saídas temporárias de presos, mas o presidente Lula (PT) vetou dois artigos do texto, mantendo as chamadas “saidinhas” para condenados em regime semiaberto. Políticos evangélicos cobraram um posicionamento dos parlamentares federais.

O PL 2253/22 foi aprovado no Senado com 62 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção. Já na Câmara dos Deputados, o texto recebeu 311 votos a favor e 98 contrários.

Na última quinta-feira, 11 de abril, Lula sancionou o texto, mas vetou dois artigos, o que garante que presos continuem recebendo as “saidinhas” para visitar familiares. O argumento usado pelo mandatário foi uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que considerava esses artigos “inconstitucionais”.

Sonaira Fernandes (PL), evangélica que é vereadora na capital paulista, usou as redes sociais para protestar contra a decisão de Lula: “Agora cabe ao Congresso Nacional ter a decência e a coragem de derrubar o veto desse governo vergonhoso! Cobre o seu deputado!”.

O pastor Marco Feliciano (PL-SP) seguiu a mesma linha: “Lembram daquele diálogo ‘cabuloso’ do crime organizado com o PT, divulgado na TV? Parece q uedeu frutos! Lula acaba de sancionar o PL das saidinhas, no entanto o chefe do executivo vetou o trecho principal do texto, o que previa o fim da saídas dos detentos para visitar familiares”, comentou, em sua conta no X.

“Lula veta projeto e mantém saidinhas de presos. Lula é defensor de BANDIDO!”, protestou Nikolas Ferreira (PL-MG).

A decisão de Lula pode ser derrubada pelo Congresso Nacional, caso o o veto aos artigos seja avaliado pelos parlamentares e submetido a voto.